Wednesday, February 27, 2008

Educação

Escrevi este post no meu velhinho blog faz em Maio 4 anos. É assustador ver como as coisas estão iguais, bastaria mudar as personagens políticas e poderia ter sido escrito hoje. E quem diz quatro anos poderia dizer muito mais, se olharmos para as notícias relacionadas com o tema educação de hoje ou dos últimos 15 anos, pelo menos, mudam os actores e o guião é o mesmo.


Aqui fica o que eu escrevi na altura:

O meu vizinho veio-me pedir, aqui há uns dias, um livro de ciências do 8º ano. Lá fui buscar o do meu irmão (que anda dois anos à frente dele! Porque o meu nem pensar, o rapaz ainda acabava a estudar o sistema digestivo antes da descoberta do fígado!). Ele abriu o livro e disse: "isto não é o que eu dou:(". O programa tinha mudado. Não é disso que vos quero falar, é normal o programa ser alterado, o Mundo gira! Recordo-me bem de ter perguntado ao meu professor de História do 9º: "Não damos a Guerra do Golfo? Devíamos..."!!!

A questão que a frase do meu vizinho me fez recordar, e sobre a qual tanto se escreve e fala, foram as permanentes reformas escolares. Ainda no outro dia o Presidente da República referia que "os governos devem ser mais céleres a aplicar as suas reformas governativas na área da educação". De facto, o que se passa é que os governos são tão lentos a aplicar o seu projecto que quando as coisas começam a dar sinais de estarem efectivamente a funcionar estamos na altura da eleições e novo governo é formado. E assim a educação no nosso país não evoluí. Eu, talvez ingenuamente, pediria mais que o Dr.Jorge Sampaio. Não seria possível delinear um rumo comum? Desta forma a evolução (tão necessária!) seria muito menos dependente das ideias do partido no poder! Como conseguir "manter o barco no rumo" seria a questão a pensar... Criar uma espécie de grupo de trabalho composto por pessoas dos vários partidos com presença no parlamento, criar leis mais rígidas quanto ao poder do governo sofre as reformas... São ideias por onde se poderia começar a debater!

LowRider

5 comments:

Rik said...

Lamento escrever, mas esse teu antigo post tresanda a ingenuidade. Ou então sou eu que sou um desiludido com a politica!

A.T. Pereira said...

Um excelente timing para repescares este post do Mares. Tenho imensas coisas para dizer sobre isto mas � melhor organizar ideias e hoje n�o me apetece. Ainda sa�a disparate...

Low Rider said...

Discordo! Assuntos fundamentais do país não podem ser apenas decididos apenas pelo governo, é preciso uma oposição que participe no acto da governação. Infelizmente só vemos isso acontecer em assuntos MESMO MESMO MESMO importantes. E isto não é uma utopia, aconteceu aqui bem ao lado, em Espanha! Mas por cá basta um "tomei conhecimento" para alterar algumas leis...
O que sugiro não é nada do outro mundo.

Anonymous said...

Não creio que assim seja.Este governo por querer andar depressa demais e apresentar obra nas chamadas "reformas" acabou por matar todo um processo que até podia correr bem.Fez o impensável é querer fazer uma "reforma" sem ouvir os os seus actores. Quis ir depressa demais.

Low Rider said...

Fez este, fez o anterior e farão os próximos. As reformas estão constantemente a ser interrompidas. A reforma e os motivos são diferentes mas as noticias são as mesmas: protestos. Tem de haver continuidade e isso só se consegue com cedência de parte a parte.