Saturday, February 16, 2008

Cloverfiled

Um tiro completamente ao lado do que eu estava à espera. Muito basicamente o filme conta a história de um grupo de amigos que estava a fazer uma festa de despedida de um deles, que ia viajar para o Japão, e durante essa festa Manhattan é atacada pelo que mais tarde perceberão ser um espécie de Godzilla. Um deles estava a fazer a "documentação" da festa, como ele dizia, e por isso gravou toda a sequência de acontecimentos: o início e a posterior demanda pelo salvamento de uma rapariga. Portanto o filme é todo ao estilo homemade.


Um tiro ao lado porquê? Porque de tudo o que li e do que me falaram pensei que o filme era na onda de um tema sobre o qual escrevi há tempos aqui no blog e que se prende com o constante tumulto em que vivem as pessoas em NY desde 2001. Afinal não... Afinal rapidamente se percebe que é "apenas" um bicho e esse terror desaparece sendo substituido pelo terror do desconhecido.

Resumindo, o que gostei no filme:
  • A parte técnica: está tudo bastante bem feito. O bicho, o filme homemade com cortes a meio, a queda da Brooklyn Bridge.
  • O facto de ser em NY. Conheço bastante bem a cidade e por isso foi fácil recriar o percurso deles: ponte de Brooklin Bridge, Spring Street, Columbus Circle onde estava o prédio com a amiga e onde nasceu recentemente um centro comercial que no filme servia de base ao exército e a ponte no Central Park. Para mim um filme que se quer real torna-se mais interessante quando nos conseguimos localizar.
O que não gostei no filme:
  • O bicho ter aparecido. Além de detestar filmes com bichos, acho que era bastante mais interessante nunca se saber o que tinha provocado o tumulto, jogando com o terror.
  • Pior que o bicho: os bichinhos aranhiços que ele deitava: horrível.
  • As personagens são bastante idiotas.
  • Tem algumas partes irreais, quase a roçar o Rambo III. Obviamente o bicho é irreal, mas estou a falar mais do género de "tenho um ferro enorme espetado no corpo e apesar de mo tirarem não me esvaí em sangue".
Concluindo, o filme dentro do seu género não é mau mas não é o meu género. Acho viveu muito do excelente trailer que nos deixava a pensar no que seria aquilo e da fama dos seus produtores.
Low Rider


2 comments:

Rik said...

Nem mais :)

Low Rider said...

Viste? Não tenho notas mas tenho carimbos: rejected, approved e quality! :D