Friday, April 25, 2008

O verdadeiro herói

Ao contrário de muitas caras pintadas em paredes e estampadas em T-Shirts, este herói não foi criado pela história, existiu.

Salgueiro Maia

"Madrugada de 25 de Abril de 74, parada da Escola Prática de Cavalaria, em Santarém:

"Há diversas modalidades de Estado: os estados socialistas, os estados corporativos e o estado a que isto chegou! Ora, nesta noite solene, vamos acabar com o estado a que chegámos. De maneira que quem quiser, vem comigo para Lisboa e acabamos com isto. Quem é voluntário sai e forma. Quem não quiser vir não é obrigado e fica aqui."

Todos os 240 homens que ouviram estas palavras, ditas da forma serena mas firme, tão característica de Salgueiro Maia, formaram de imediato à sua frente.Depois seguiram para Lisboa e marcharam sobre a ditadura." , in Wiki



Low Rider

1 comment:

A.T. Pereira said...

=) Já tinha visto este post mas, for some reason, nunca mais o comentei...

Falámos do assunto.
O Che tem uma máquina de marketing por trás e quer-me parecer que o idealismo daqueles que agora o usam estampado em t-shits e o têm em posters pregados na parede do quarto pouco tem a ver com o gosto que ele tinha pela parede de fuzilamento. Mas a ignorância é um pecado - verdade?
O Salgueiro Maia, possivelmente desconhecido de um quarto daqueles que sabem de cor a letra da canção do "comandante" não tem nada por trás excepto palavras bonitas e sinceras, sentido de justiça, coragem de fazer o que era certo e, o mais importante, sem secret agendas ou fome de cargos e poder. Basta ver como levou o resto da vida.

Should we be making t-shirts?