Tuesday, November 6, 2007

Um questão de educação

Os meus avós maternos morreram num acidente de automóvel em Dezembro de 1986 e, apesar de para a família e amigos ter sido um choque, para a sociedade não o é. Acaba por ser normal conhecer alguém ou ter alguém na família que morreu na estrada. Então porquê esta conversa fiada, estes anúncios como se se tivesse descoberto ontem que existe uma guerra na estradas?
O governo anunciou hoje, curiosamente no dia seguinte ao enorme acidente na A23, a instituição de um dia de memória (18 de Novembro) , um investimento brutal (2 milhões de euros) nas brigadas de trânsito e as já tão conhecidas medidas de sensibilização e repressão . Certo que estes governantes têm a melhor das intenções mas o problema é bem mais grave do que se quer fazer parecer. As estradas são más e os condutores ainda piores. Se quanto às estradas se tem melhorado, quanto aos condutores a falta de civismo mantém-se. Por exemplo, alguém que conduz alcoolizado merece que lhe seja retirada a carta imediatamente e durante um longo período. Não é isso que eu vejo. O que vejo são investimentos brutais para colocar radares ridículos em Lisboa e se simular que se controlam os condutores. Falta educação e parece-me que, infelizmente, essa educação só se consegue com repressão. E isso funcionará. Por exemplo, uma coisa que sempre me espantou é porque é que se respeita tanto as faixas do BUS, explicaram-me no outro dia que quando foram criadas houve caça ao condutor. Pelos vistos funcionou. Façam o mesmo com o álcool.
Para finalizar e se ter uma ideia do que falo: li que os franceses e ingleses são parados pela polícia, em média, 4 a 5 vezes por ano. Por cá a média é 1 vez na vida.




Low Rider

No comments: