Thursday, September 27, 2007

Sejam responsáveis!



"Um grande poder traz uma grande responsabilidade". Eu nem sempre concordo com este senhor mas tenho de lhe bater palmas. É de uma tremenda falta de bom senso o que se passou ontem na SIC Notícias ao interromperem um convidado porque o Mourinho aterrou em Portugal. Poder-se-ia compreender se se tratasse de uma notícia com sumo mas uma interrupção completamente vazia de conteúdo evidencia o desnorte que há muito tempo vem pautando o jornalismo em Portugal. Como me diziam no outro dia: "a população educa-se" e essa educação é responsabilidade de quem comanda as televisões. É preciso ter consciência que a televisão forma opiniões e os responsáveis devem ter noção do poder que têm nas mãos. Como cantam os Xutos: "Putos que crescem sem se ver\Basta pô-los em frente à televisão".

Low Rider

2 comments:

A.T. Pereira said...

Acho que me citas neste post. E, caso esteja certa, permite-me uma pequenina correcção - o que eu disse, e repito muitas vezes, é que "o povo educa-se".
O "povo" é uma coisa que está muito na moda. Fala-se dele, anda-se no meio dele, faz-se parte dele...
Quando eu digo que "o povo se educa" não me estou a armar em snob. Não estou a exactamente a dizer que se devem acabar com os cantores pimba e com os programas da manhã mas acho, muito honestamente, que se devem dar alternativas.

Os portugueses têm pouquíssimo respeito pelas instituições e essa é uma daquelas coisas que deviam ser ensinadas "ao povo".
Eu, por exemplo, detesto o nosso PM quase tanto como detesto bananas e a China. Mas seria incapaz de o apupar ou de, de qualquer outra forma, ser mal-educada. Porque ele não é o Sr. José Sócrates Pinto de Sousa. É o Primeiro-Ministro. E "um homem é ele próprio e a sua circustância".

E é por isto tudo que achei toda esta situação muito grave.
Não estou a ver o derby de amanhã ser interrompido para dar uma qualquer notícia política de pouca relevância nem imagino o John Major ser interrompido na SkyNews para se filmar a chegada ao aeroporto do Bobby Robson.
A Sic Notícias que gostava de ser considerada uma estação séria pouco dada a sensacionalismos enfiou o pé na boca. E a perna, logo depois, uma vez que ao invés de pedirem desculpa ao Santana Lopes e justificar-se, explicando que foi um mau judgement-call o de pôr no ar a chegada do Mourinho, o que seria facilmente entendido dado o mediatismo da figura, piorou a situação com tremendas faltas de respeito. Para a direcção do canal, a reacção de Santana Lopes foi desproporcionada e o convidado deveria mostrar mais flexibilidade tal como a Sic Notícias demonstrou quando alterou a data e hora da entrevista para quando lhe era mais conveniente. Mais, consta que até foram feitas umas piadinhas sobre Santana não levar nada até ao fim. =s

Santana Lopes é um ex-PM. Um ex-Presidente de Câmara de Lisboa. Independentemente de ser um tonto ou não, de ter um ego do tamanho de um arranha-céus ou não,de gostar de aparecer nas revistas del corazón ou não, deve ser tratado com todo o respeito e com especial consideração. E ponto final.
Eu, que até nem gosto muito dele, estou a pensar ir ali pintar o cabelo de louro e ser santanete durante o fim-de-semana.

Low Rider said...

Muito bem dito! É exactamente isso.

"Eu, que até nem gosto muito dele, estou a pensar ir ali pintar o cabelo de louro e ser santanete durante o fim-de-semana." Não achei piada nenhuma!:P